quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quando a catarse vira um eufemismo do vício: "Requiem Para Um Sonho"

Alguns anos atrás teclando com um ex professor no MSN,também cinéfilo,ele me comentou sobre esse filme: "Requiem Para Um Sonho", o tempo passou não esqueci da sugestão do professor e o filme estava anotado na minha caderneta para locação ou compra mesmo, um dia em visita às Lojas Americanas achei o DVD deste filme e comprei. O filme do diretor Darren Aronofsky( "Cisne Negro") fala basicamente sobre o vício,traçando a trajetória paralela de três personagens e seus vícios destrutivos: Harry quer ser rico,Marion,sua namorada,quer ter uma grife, e a mãe de Harry, Sara, quer emagrecer para usar um vestido vermelho para aparecer num programa de TV.
Com todos esses sonhos esses três personagens em uma busca frenética por dinheiro,fama e glamour sucumbem diante da dependência.um vício leva ao outro e parece que nesse filme os instintos mais primitivos do ser humano voltam à superfície para nos aprisionar dentro de nossas próprias emoções provocando uma reação em cadeia.
"Requiem Para Um Sonho" é um drama fortíssimo(não assista deprimido) mas muito real, a realidade está pungente nesse filme,as cenas de abstinência e delírios de Sara(Ellen Burstyn indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor atriz)são de gelar a alma, impossível não sentir desconforto ao menos, nas cenas em que sua personagem agoniza.
Um ótimo filme, um brilhante diretor( fui movido à assistir "Cisne Negro" devido à essa película e assisti um belíssimo filme também) e uma linda trilha sonora, "Requiem Para Um Sonho" é daqueles filmes para noites densas, das quais possam gerar reflexões sobre nossos desejos e nossos medos. Imperdível!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário