sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O chocante cult "Irreversível"e a beleza de Monica Belluci

Gaspar Noé,cineasta argentino e francês por adoção fez aqui uma obra de arte com o seu cult "Irreversível"esqueça a monotonia do clichê presente em filmes franceses, aqui Noé criou uma obra visceral e enigmática, tudo construido de uma forma espetacular, a começar pelo título do filme que tem a ver com a narrativa do roteiro contado de trás para frente, ou seja no decorrer do filme você se sensibliza com algumas cenas, justamente por saber o destino dos personagens.
Mas esse não é o melhor de "Irreversível", o melhor do filme é a polêmica que criou desde o lançamento, com suas cenas fortíssimas, eis algumas delas: uma moça volta para casa sozinha depois de uma briga com o marido(Vincent Cassel) e é estuprada na passarela subterrânea, detalhe: a cena foi explícita, com o orgão sexual do estuprador exposto e até sujo de sangue, e outro detalhe : não é uma moça qualquer mas a lindíssima Monica Belluci que aceitou esse desafio na sua carreira, aliás essa cena que acontece logo no início do filme,foi o suficiente para alguns espectadores abandonarem a sala no dia em que foi exibido, tamanha a violência presente, achou a violência extrema? é porque não viu a outra cena que já se tornou cult também, após o estupro o marido (Cassel) de Monica(Alex) e o ex dela Pierre(Albert Dupontel) saem em busca do criminoso, o encontram numa boate gay e o espancam a golpes de extintor de incêndio(minha cena predileta) na cena nenhum daqueles cortes presentes em filmes pipocão, aqui a cena é explícita também mostrando inclusive os ossos da cabeça se partindo a cada golpe até a desfiguração total, numa cena muito bem realizada pelo pessoal da técnica.
A violência extrema é o mote de "Irreversível"? pode até ser, porque a história é simples, relata uma situação de violência em que as metrópoles estão sujeitas todos os dias, algumas pessoas dirão que é apelativo, procuro não ter preconceitos em relação à arte, até mesmo porque acredito que filmes devem tratar todos os temas, e o que é apelativo? nunca gostei muito de sutilezas, dá para perceber né? rsrs, enfim..acho que arte tem que causar uma emoção, qualquer que seja por mais cerebral que seja, afinal estamos diante de uma ciência indefinida por natureza, numa visão abrangente, acredito numa ciência mais de sentimento do que entendimento!
Quanto ao "Irreversível" não assista se não curte esse tipo de intensidade, para mim um ótimo filme, numa grande idéia de Gaspar Noé, que não teve medo de ousar nessa obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário