sábado, 10 de setembro de 2011

The Gothic Bible

Acho que como um gótico balzaquiano, devo mesmo achar hilário ver o guia "Goth Chic" de Gavin Baddeley nas mãos da geração Lacrimosa como se fosse a Bíblia da subcultura.
De qualquer forma recomendo o "Goth Chic- um guia para a cultura dark" não só para os góticos como também para qualquer pessoa que se interesse por cultura, música, moda, sociologia e ocultismo.
São 288 páginas divididas em capítulos dos quais todas as áreas artísticas destinadas à temática gótica foram muito bem abordadas por Baddeley, como por exemplo o cinema, a tv, a moda,os quadrinhos e a música tiveram seu merecido destaque,além do primeiro capítulo do qual Baddeley explica as origens do gótico e volta com a polêmica comum entre os góticos sobre o que é ou não pode ser considerado gótico.
Através desse livro conheci muita coisa interessante, aliás a idéia dele é funcionar como um guia mesmo, conheci bandas, livros, autores,estilos e termos usados dentro da subcultura e na moda para designar estilos.
Algumas bandas senti falta por não serem mencionadas no livro, porém outras foram muito bem analisadas trazendo uma definição que muitos de nós tínhamos na cabeça mas não sabíamos de que maneira processar essa informação,Baddeley fez isso com maestria.
Gostei da capa e do visual do livro ( quase no formato de Biblia mesmo) as fotos e ilustrações tambem foram muito bem escolhidas e todo material é preto e branco.
O guia baseia se na ideia filosófica da subcultura e na contra capa diz que o gótico é a única cultura jovem com tradição literária que sobreviveu à moda, se transformou num estilo de vida com milhares de seguidores em todas as partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário