segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O dia em que Marilyn Manson se tornou o bode expiatório de Columbine

"Elefante" filme do diretor Gus Van Sant pode até parecer megalomaníaco por sua postura blasé de mostrar ao mundo o massacre na escola de Columbine(EUA)de uma forma crua e silenciosa, mas o diretor quis mostrar que aquele era um dia qualquer, onde todos se moviam rotineiramente quando dois jovens invadem a escola armados e atiram para todos os lados fazendo muitas vítimas.
Eram vítimas de quê e de quem? passados anos após o massacre a sociedade americana ainda não encontrou a derradeira resposta, aliás culpar a  sociedade americana atualmente é ser parcial porque esse tipo de comportamento está no globo e aqui bem perto de nós(vide o massacre na escola carioca ainda este ano)Lembro que quando crimes dessa natureza vazia se espalharam pelo mundo criou se o termo" crime enlatado", mas os ianques não são os únicos culpados, Eric e Dylan, os garotos do filme foram expostos na mídia como adolescentes desajustados fãs de Marilyn Manson.lembro da entrevista no Fantástico no qual Manson dizia não se sentir culpado por suas letras politicamente incorretas, e nem deveria se sentir aliás marqueteiro ou não ele é artista.
Há algumas explicações para o nome do filme mas a que mais gosto fala sobre um provérbio americano que diz : " Não devemos ignorar um elefante no meio da sala de estar" e acredito que é exatamente isso: a sociedade está adoecendo, o valor está desfigurado! todos nós temos culpa nisso e preferimos ser como Homer Simpson! abrir uma lata de cerveja e aplaudir a vadia aspirante a atriz na televisão!
Um filme simples...com boa fotografia e uma boa idéia, ainda que singela
minha cena preferida: um garoto toca "Por Elise" no piano enquanto o outro mata gente de videogame, um dos poucos momentos em que a música dá as caras em "Elefante"

Nenhum comentário:

Postar um comentário